Seguidores

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Córdoba - Espanha (II)



Para além da Mesquita-Catedral, é também classificado pela UNESCO o centro histórico da cidade, incluindo a Sinagoga, o bairro da Judiaria, o Alcazar e a Ponte Romana.

 







Visitar Córdoba é como viajar para trás no tempo. Encontramos aqui as três grandes religiões monoteístas juntas numa só cidade.
Continuando a ser uma típica cidade moura, é fascinante deambular pelas ruas estreitas e sinuosas da judiaria ou visitar a sinagoga, espreitar os banhos árabes, ou desfrutar de um cous-cous numa esplanada à sombra da muralha da Catedral-Mesquita. A não perder é a Rua das Flores, uma pequena rua muito típica, com os tradicionais vasos de flores pendurados nas paredes, e com vista para a torre da catedral. No beco onde esta rua termina há uma loja onde se pode ver um poço árabe com 1200 anos e 22 metros de fundo.
Mas, ainda hoje, é o som das cítaras que embala os chás com frutos secos nas muitas teterías da cidade, que se espalham por pátios frondosos em ruas estreitas de calçamento irregular.










Rua das Flores











O Alcázar de los Reyes Cristianos encontra-se nas margens do rio Guadalquivir que atravessa a cidade de Córdoba e é uma alcáçova medieval que serviu como uma das principais residências de Isabel de Castela e Fernando II de Aragão.Embora o alcázar apresente elementos islâmicos, quase toda a estrutura foi construída sob o governo cristão.
Os jardins de influência moura são originários dos séculos XVIII e XIX,  formados por piscinas, passeios e fontes rodeados de densa vegetação. É um passeio muito recomendável numa visita a Córdoba sobretudo se é Primavera pois encontrarão o jardim completamente florido.













Medina Azahara

Fica a aproximadamente 8 kms de Córdoba, para Oeste, e é um dos lugares mais importantes e com mais encanto de Córdoba, e a lenda conta que a sua origem tem a ver com uma história de amor.

Segundo a lenda, em 936 d.C., o califa Abdul Rahman construiu esta cidade-palácio em honra da sua escrava Azahara, ainda que realmente esteja assente que se tratava de algo mais material: uma obra desta magnitude era um símbolo muito claro de poder.
Jardins, fontes, luxo e ostentação no que foi uma cidade-palácio de sonho. As suas zonas mais importantes são os quartos privados, a Casa Real, a Casa dos Visires, a Casa do Exército, a Casa de Cháfar, a Casa do Príncipe, o Pórtico Oriental, o Salão de Abs al-Rahman III e o Salão Rico.

No entanto, a obra arquitectónica foi muito fugaz. Setenta e quatro anos depois de ter sido posto de pé, o conjunto inteiro foi destruído e espoliado pelos Bereberes. O que ainda resta é digno de ver-se.




Na minha opinião o conjunto é ainda mais belo pelo estado de ruína em que se encontra, no meio de uma paisagem quase desértica e de cores ocre e azul alucinantes.

Um lugar imprescindível para os amantes de ruínas, de lendas ou de simplesmente lugares com encanto. Recomendo que vão muito cedo ou ao entardecer, já que o calor do meio-dia pode chegar a ser asfixiante e perdem-se muitos dos matizes da luz mais cálida.

7 comentários:

  1. Como sempre, ás tuas belíssimas fotos juntas a história ou lendas sobre os locais que visitas e que são tão interessantes. Quem lá for depois de ti, tem meio caminho andado. Lindo, muito lindo minha sweet.
    Mãe

    ResponderEliminar
  2. Precioso reportaje Sweet, que poderío tienen esos patios andaluces, ese blanco y esas flores, impresionantes. Un enorme saludo y un beso.

    ResponderEliminar
  3. Está excelente, adorei as fotografias.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que bella entrada Sweet!
    Impecables fotos con info y todo!
    Un Beso.

    ResponderEliminar
  5. Espectaculares imágenes. Un salaudo desde Salaamnca.

    ResponderEliminar
  6. Belas casas. Gosto especialmente da forma como usas a grande-angular!

    ResponderEliminar
  7. Eu conheço Córdoba, mas na Argentina, mas digo-te esta Córdoba, a espanhola é lindíssima. Mais uma vez com vontade voar para lá ;)

    ResponderEliminar