Ronda é uma cidade empoleirada na extremidade de uma cadeia montanhosa, a quem chamam a "Jóia da Andaluzia". A meseta rochosa está dividida ao meio pelo rio Guadalevín.
É uma das cidades de Espanha, com uma das localizações mais espectaculares, erguendo-se sobre uma maciça saliência rochosa, com precipícios calcários de ambos os lados, conhecido como "el Tajo de Ronda" (o penhasco de Ronda). A sua situação inexpugnável, fez com que a cidade fosse um dos últimos bastiões mouriscos a cair após a reconquista.
As duas vertentes deste desfiladeiro encontram-se ligadas através de três pontes, a Ponte Romana, a Ponte Nova e a Ponte Velha.
A sua bela e alta ponte sobre o rio Guadalevín, a 120 metros acima da torrente, foi o local onde foram feitas as execuções públicas durante a Guerra Civil Espanhola, ao atiraram os simpatizantes republicanos pelo precipício abaixo. Este facto é mencionado por Hemingway em "Por quem os sinos dobram".
Diz a lenda que os corvos que habitam o precipício, são as almas de todos os que morreram naquele lugar. No século XVII, também eram ali atirados para baixo, os cavalos feridos nas touradas, uma barbaridade de arrepiar. E, até mesmo o arquitecto que a construiu, morreu nela, quando tentava apanhar seu chapéu, sendo arremessado para baixo por uma violenta rajada de vento. Hoje, felizmente, há grades nas partes mais baixas da ponte.
Acabamos por viajar só de ver/ler este post.
ResponderEliminar:)
Olá, Sweet
ResponderEliminarInspiradora suas obras ...
Deixa-me sentir calor com a humanidade.
Obrigado pela sua visita usual e coração.
Tenha um bom fim de semana.
De Saga, no Japão.
ruma ✰
Ronda la del sol en su tajo.
ResponderEliminarSaludos y buen fin de semana.
Amiga, adoro, mas adoro os teus posts, gosto de aprender contigo
ResponderEliminarÉ sem duvida um local excelente.
ResponderEliminarBonito cartaz turístico na nossa vizinha Espanha.