Seguidores

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Córdoba - Espanha (I)

Quando no século VIII os árabes entraram na Andaluzia, iniciaram em Córdoba a construção duma cidade que rivalizasse com as grandes metrópoles do mundo árabe: Bagdad, Damasco, Constantinopla e Cairo
Iniciaram assim a construção de uma infinidade de mesquitas e palácios.













Entre estas mesquitas encontrava-se aquela que se viria a tornar numa referência em todo o mundo Islâmico da época. Inspirada na de Damasco, a mesquita sofreu sucessivas ampliações até se tornar a enorme floresta de colunas e arcos vermelhos e bejes que os cristãos encontraram em 1236 aquando da reconquista cristã do califado da Andaluzia, que até aí tinha dominado quase toda a Península Ibérica.



Uma parte desta obra prima, foi então destruída para dar lugar a uma catedral católica.  Alguém disse uma vez - "Destruíu-se uma obra única no mundo para se fazer aqui uma catedral como tantas outras" - Em parte teve razão, mas a mesquita-catedral de Córdoba é assim um edifício incomparável a qualquer outro no mundo, um exemplo da tolerância religiosa e da fusão de duas culturas diferentes.





















3 comentários:

  1. Cordoba como tu bien dices es fusión, de culturas, en la mezquita puede verse perfectamente, tus hermosas fotos de este bello edifico son extraordinarias. Un bonito reportaje de una preciosa ciudad, muy calurosa por cierto. Un gran abrazo.

    ResponderEliminar
  2. Hola Sweet! Es precioso Códoba verdad? Tus fotos han sabido captar tanta belleza!! Sabes, es una de mis ciudades favoritas de España!!

    ResponderEliminar