Seguidores

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Capitães da Areia

(Estes capitães da areia, encontrei-os a todos nos areais de uma das ilhas mais bonitas do mundo : Zanzibar. Não têm brinquedos como nós os conhecemos, mas fabricam-nos conforme a imaginação. Não sabem o que é a Playstation, mas brincam, riem-se muito e pescam como ninguém. Acima de tudo, são livres, parecem bandos de pardais à solta..... :)


Parecem bandos de pardais à solta
Os putos, os putos
São como índios, capitães da malta
Os putos, os putos








Uma bola de pano num charco
Um sorriso traquina, um chuto
Na ladeira a correr, um arco
E no céu no olhar dum puto


Aqui se fabrica uma jangada

Uma garrafa de plástico como boia


  




Uma fisga que atira a esperança
Um pardal de calções astuto
E a força de ser criança
Contra a força dum chui que é bruto




Parecem bandos de pardais à solta
Os putos, os putos
São como índios, capitães da malta
Os putos, os putos


(A pescaria estava a render...)







As caricas brilhando na mão
A vontade que salta ao eixo
E um puto que diz que não
Se a porrada vier não deixo




(Um barquinho é feito com um chinelo de praia esquecido)



Um berlinde abafado na escola
Um pião na algibeira sem cor
E um puto que pede esmola
Porque a fome lhe abafa a dor





Parecem bandos de pardais à solta
Os putos, os putos
São como índios, capitães da malta
Os putos, os putos































Mas quando a tarde cai vai-se a revolta
Sentam-se ao colo do pai
É a ternura que volta
E ouvem-no a falar do homem novo
São os putos deste povo a aprenderem a ser homens



8 comentários:

  1. Espectacular... li os capitães da areia há bué... dos livros lindos da minha vida... e os putos do Carlos do Carmo... fantástico! Adorei! É o que eu digo: vai para repórter fotográfica!
    Gosto de ti!!!!
    "mãe"

    ResponderEliminar
  2. Que inveja (saudável)que tenho de ti. Quem me dera poder estar perto destes putos todos e dar-lhes todo o meu carinho e amor, brincar e ser feliz com eles.Limpar a minha alma e sentir-me útil a alguém, nem que seja para simplesmente brincarmos com um barquinho feito de um chinelo de praia perdido.
    És realmente formidavel!!!!!!!!!!
    Adoro-te!!!!!!!Continua sempre assim.
    Um grande beijo para uma grande MULHER!!!!!!!

    Tua AMIGA Isabel

    ResponderEliminar
  3. Muito bom como sempre, esta viagem rendeu muito mesmo. Excelentes fotos, momentos únicos e concerteza um lavar de alma constante. Parabéns. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Fabulosas, todas elas!! No entanto a última, a última, havia tanta coisa a dizer da última...mas qd o menino Sergei cá vier eu digo-lhe :P
    Grandes fotos e grd Sergei eheheheh

    ResponderEliminar
  5. ;) Bela fotoreportagem
    Mas o sorriso genuíno da primeira criança conquistou-me.

    ResponderEliminar
  6. Que bonitas fotos! Os rostos e as cores fizeram-me regressar!
    Parabéns pelo blogue!

    ResponderEliminar
  7. O sorriso de uma criança é fácil de se emocionar, mas angustia me comove muito mais.
    Beijo grande.
    Tania

    ResponderEliminar