Seguidores

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Going around.. - Hà Nôi

Em outubro de 2010, Hanói, a capital do Vietnam, celebrou o seu milésimo aniversário com uma grande comemoração que durou 10 dias. As festividades começaram no dia primeiro de outubro e o grande momento aconteceu no dia 10 de outubro, ou seja, 1000 anos comemorados no dia 10/10/10. J


Tudo começou no sétimo mês do calendário lunar, em 1010, quando Lý Thái Tổ, o primeiro governante da Dinastia Lý, decidiu mudar a capital do país de Hoa Lư para Đại Lá. Desde então, a milenar história dessa cidade localizada ao norte do Vietnam é essencial para aquele país. Durante 800 anos, de 1010 a 1802, Hanói foi o mais importante centro político do Vietnam. Entretanto, durante a dinastia Nguyễn, a capital foi transferida para Hué, na parte central do país. De 1902 a 1954, Hanói foi a capital da Indochina francesa. Depois disso, entre 1954 e 1976, essa cidade foi a capital do Vietnam do Norte e, finalmente, em 1976, Hanói passou a ser a capital do país unificado.


Apesar do calor, a capital do Vietnã é uma cidade agradável, com dezenas de bonitos lagos, arquitetura que lembra um pouco a colonização francesa, ruas relativamente largas e bem arborizadas. Ao visitar aquela cidade hoje, é difícil imaginar que ela foi bombardeada diversas vezes pela aviação norte-americana durante a Guerra do Vietnam.


Como em qualquer metrópole da Ásia, o trânsito é caótico, com um mar de motocicletas disputando o espaço com os carros. Como consequência, buzinas, buzinas e mais buzinas. Contudo, não vi nenhum gesto obsceno ou alguma situação de violência no trânsito. Apenas ... nós vamos para lá e eles vêm todos na nossa direcção...!!!! o)


































8 comentários:

  1. Bemmm.... cores, cores e mais cores, imagino a quantidade de fotos que deves ter tirado. Espero que tenham tido umas boas férias.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. A pretty place to go. But, there was so much things on their bikes to sell, I wonder if they managed to distribute them? Anyway, good photos.

    ResponderEliminar
  3. Espectacular recorrido, que cantidad de contrastes, llama la atención el caos del trafico pero también los colores y la belleza que llama la atención. Un enorme saludo y precioso reportaje.

    ResponderEliminar
  4. Que bom recordar Hanói. O Vientnam tem uma aura muito especial. Andar em Hanói foi um desafio divertido. As fotos captam bem o caos barulhento mas tranquilo da milenar cidade.

    ResponderEliminar
  5. Fantásticas!!! Adorei a foto da menina que leva uma 'bicicleta cheia' de flores e da foto do grupo de homens a fumar e a beber sentadinhos naqueles banquinhos, que aqui são mais utilizados pelas crianças...:)

    ResponderEliminar
  6. Lindas! Um bocadinho de lá para nós. Obrigado!

    ResponderEliminar
  7. Ásia...tão bomm! Continente mágico!
    As fotos estão mt boas Carli, cm sp :D Um retrato mt fiel das ruas asiáticas, um misto de cor, poluição (sonora tb :D), odores...q nos faz sentir um misto de emoções. Thanks Carli e fico à espera de MAISSS!!! ;D

    ResponderEliminar