Seguidores

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Chalet da Condessa - Parque da Pena

O Chalet da Condessa d’Edla foi construído pelo Rei D. Fernando II e sua segunda mulher, Elise Hensler, Condessa d’Edla, entre 1864-1869, na zona ocidental do Parque da Pena, segundo o modelo dos Chalets Alpinos então em voga na Europa.



Chalet da Condessa - Parque da Pena - Sintra - Portugal


Localizado no extremo oposto do Parque, face ao Palácio da Pena, o Chalet mantinha com este uma importante relação visual, acentuada pela proximidade de um dramático conjunto de blocos de granito, as Pedras do Chalet, como mostram fotografias da época, hoje obliterada pelo crescimento vegetal.



Foi concebido como uma construção de recreio, de carácter privado, onde o casal se dedicou ao arranjo paisagístico da zona envolvente, criando um novo jardim (Jardim da Condessa).
Após a morte de D. Fernando em 1885, o Parque da Pena e todas as suas construções, incluindo o Palácio e o Chalet, foram deixados em herança à Condessa.
Na segunda metade do século XX, a falta de manutenção do Parque da Pena, conduziu à degradação do Chalet e do Jardim da Condessa d'Edla.

Em 2007 foi iniciado o processo de restauração, primeiro do Chalet e mais tarde de todo o jardim envolvente, passando o conjunto, chalet e jardim, até então desconhecidos do público, a constituir um inédito e brilhante novo pólo de atracção do Parque da Pena.













11 comentários:

  1. E quem não gostaria de ter um chalet destes??!!:)
    Belas fotos!
    Beijinhos,
    AA

    ResponderEliminar
  2. Belíssimas imagens, todas elas.

    Que máquina tens?

    ResponderEliminar
  3. Lindissimo sitio. Não o conheço mas vou ter de resolver isso rapidamente.
    As pedras são espectaculares. E as cores e perspectivas estão fabulosas!
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. São realmente óptimas as fotos, também não conheço, tenho de ir à procura

    ResponderEliminar
  5. Imagens que fazem justiça à beleza de Sintra.

    ResponderEliminar
  6. O local é mágico e as fotos fantásticas ;)

    ResponderEliminar
  7. Que preciosidad, parecen casas de cuento y en un lugar tan tranquilo en medio de la naturaleza, la Condesa tenía un gusto exquisito, me encanta. Un saludo.

    ResponderEliminar
  8. Todas las imágenes son de una belleza inmensa. Y de un colorido exquisito que te lleva... PRECIOSO. Saludos en añil. Índigo

    ResponderEliminar
  9. Também não conhecia e fiquei alegremente surpreendido, tanto pela beleza do lugar como pelo facto de em 2007 ter sido recuperado.
    Afinal neste país, nem tudo está perdido.

    Boa reportagem fotográfica.

    ResponderEliminar