Seguidores

terça-feira, 28 de junho de 2011

Aldeias de Xisto

Num mundo onde tudo é feito de xisto, parti à descoberta das Aldeias de Xisto da Serra da Lousã.  Talasnal, Aigra Velha, Pena, Comareira, Chiqueiro e tantas outras.
Estas aldeias inserem-se numa paisagem tão serena, como é contagiante a simpatia das suas gentes. Como som ambiente ouve-se apenas os chocalhos dos rebanhos que pastam nos campos em redor e a água a correr das fontes. As ruas, que antigamente eram percorridas por caravanas de comerciantes que ao atravessar a serra, aqui vinham pernoitar, são agora pacatas. Para atingir algumas destas aldeias é necessário percorrer longos percursos em estradas de terra batida repletas de buracos, mas tudo compensa quando se atinge a aldeia, e podemos refrescar-nos nas fontes ou mesmo mergulhar na ribeira de águas cristalinas como é o caso da Aldeia de Pena.
Sente-se o pulsar destas terras percorrendo as ruas estreitas e os caminhos sinuosos que as rodeiam entre sobreiros, castanheiros, carvalhos e pinheiros, com excelentes trilhos para passeios pedestres e BTT.
São cenários idílicos que nos convidam a respirar fundo,  a retemperar forças junto de um qualquer regato ou a provar os saborosos produtos regionais.

ALDEIA DO TALASNAL










ALDEIA DE PENA








5 comentários:

  1. São muito giras estas aldeias. As fotos estão fantásticas, algumas casas parecem miniaturas. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que preciosidad, me encantan esos pueblos construidos con piedra y madera, estos son muy "guapos" como decimos aquí. Un lugar para vivir tranquilo y disfrutar de la naturaleza y de uno mismo. Saludos.

    ResponderEliminar
  3. Muy bonitas fotos, dan ganas de vivir por ahi, como en un bello sueño...
    Saludos

    ResponderEliminar
  4. Pssssssst! Isto não era para contar (postar). Deve ser escondido daqueles que consporcam as serras em redor!

    ResponderEliminar