Seguidores

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A vida no Lago Tonlé Sap, Camboja



No Camboja, perto de Siem Reap, encontra-se o maior lago de água doce do sudoeste asiático. O lago Tonlé Sap é um fenómeno natural que providencia peixe e água de irrigação a metade da população do país!

Este lago está ligado ao grande rio Mekong, em Phnom Penh, por um
canal de 100 Km, chamado rio Tonlé Sap. Na estação das chuvas o nível do Mekong sobe, fazendo recuar as suas águas pelo rio Tonlé Sap até ao lago. Neste período, os 2500 km2 de área do lago passam a 13000 km2 ou mais, e a sua profundidade passa de 2 a 10 metros. No início de Outubro, o nível da água no Mekong começa a descer e o rio assume corrente contrária, drenando as águas do lago de volta ao Mekong.

Este processo extraordinário faz do Tonlé Sap um dos mais ricos recursos de peixe de água doce do mundo e um habitat ideal para milhares de aves.

Ao contrário do que pensava, é na época das águas baixas que a azáfama da pesca é muito intensa. Com o nível das águas alto, simplesmente não há pesca, pois a dispersão do peixe impossibilita o trabalho; com menos água é fácil pescar. Assim, na época das chuvas não há trabalho (nem dinheiro), por isso nesta altura do ano (estamos no início da época seca) trabalha-se muito para tentar armazenar para os meses de escassez. A história da formiguinha é bem real!!









As aldeias e vilas em redor deste fabuloso recurso natural vivem literalmente dele. As casas são construídas sobre estacas ou simplesmente flutuam neste imenso lago. Toda a vida quotidiana decorre literalmente na água, com as canoas como único meio de transporte. Todos trabalham, até as crianças. O calor é muito e alguns descansam, deitados nas redes ou no chão de cana das suas casas. A arquitectura e "mobília" destas habitações faz-me pensar no nosso modo de vida, tão cheio de tudo.




A água serve para banhos e para lavar roupa e loiça. No meio do lago encontramos escolas flutuantes, cabeleireiros, mercearias e até uma igreja flutuante. Junto à escola, pais aguardam os filhos nas suas canoas; alguns alunos jogam à bola no ginásio, espaço preparado no topo da construção, protegido por uma rede.






O nosso barco "muito rápido" demorou 6 horas a percorrer o caminho entre Phnom Pehn e Siem Reap. Na parte mais larga do lago não era sequer possível avistar as suas margens.


Viajando no tejadilho, são 6 horas de puro prazer, não só pelo bronzeado mas também pela possibildiade de desfrutar de tamanha beleza.

8 comentários:

  1. Viajas y nos llevas a caminos de belleza. Abrazo añil.

    ResponderEliminar
  2. He visto muchos reportajes en tv sobre la vida en los lagos de las personas, me encanta tu reportaje, es precioso, nos muestras un tipo de vida que aquí en Europa es impensable, estas gentes son felices en ese medio y se adaptan a él. Un fuerte abrazo.

    ResponderEliminar
  3. What a great place you shared with us today !!
    thank you very much.
    Have a great week!!

    ResponderEliminar
  4. What an awesome place. Great captures of the fishermen.

    ResponderEliminar
  5. That must be a wonderful trip....great shots again.

    ResponderEliminar
  6. Entré hoy por primera vez en tu blog. He quedado muy gratamente sorprendido por este reportaje y sus fotografías. Gracias. Me gustó mucho. Volveré.

    ResponderEliminar
  7. Deve ter sido uma experiência fantástica

    ResponderEliminar