Seguidores

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

One Pillar Pagoda


Hanoi, Vietnam

“One Pillar Pagoda” ou Pagoda de Dien Huu, que significa literalmente “felicidade permanente e boa sorte” é um histórico templo budista, não só pela lenda que o envolve como também porque reflecte o esplendor arquitéctonico em que o pais se converteu.

De acordo com a lenda, o Imperador Ly Thai To da Dinastia Ly, não tinha descendentes e como estava a envelhecer, costumava rezar a Buda para que lhe trouxesse um filho varão que lhe permitisse descendência. Uma noite, ele sonhou que lhe tinha sido concedida uma audiência com Bodhisattva Avalokiteshvara (Buda numa das suas muitas formas humanas), que se encontrava sentado numa enorme flor de Lotus no meio de uma piscina quadrada com a mesma forma, e que este lhe terá dado um bebé. Meses mais tarde, a rainha deu à luz um rapaz e o Imperador ordenou a construção de um pagode suportado por apenas um único pilar, para que se assemelhasse à flor de Lotus onde o Buda estaria sentado durante o sonho.
Segundo esta teoria, o pagoda foi construído em 1049, totalmente em madeira e assentando num único pilar de pedra com 1.25 m de diâmetro, e foi desenhado para em tudo se assemelhar a uma flor de lótus em plena floração, que na religião budista representa a pureza emergindo imaculada das águas lodosas.

(Embora haja outras plantas que nasçam acima da água, apenas o lotus que devido à força do seu caule, sobe de oito a doze centímetros acima da superfície demonstrando a sua grandeza e exuberancia. De acordo com o Lalitavistara, "o espírito do melhor dos homens é impecável, tal como o lótus na água enlameada que não aderem a ele.")






5 comentários:

  1. Que lindo...muita 'felicidade permanente e boa sorte' para ti.

    ResponderEliminar
  2. Hermosa leyenda y no menos hermoso edificio. Que lugar tan hermoso. Un saludo.

    ResponderEliminar
  3. Hello Carla,
    Wonderful the pagoda of Vietnam. Very nice shots!!
    I wish you a wonderful Christmas!!

    Greetings, Marco

    ResponderEliminar