Seguidores

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Moinhos da Serra da Atalhada


Do nascer ao pôr do sol, a paisagem é deslumbrante e o sossego incita ao relaxe. Estamos no cume da Serra o que permite avistar todas as serras em redor : Aveleira, Buçaco, Caramulo, Lousã, Gardunha e Estrela.
A madrugada ainda não se anunciou quando, o restolhar das ervas lá fora me convida a sair da cama e investigar. Sento-me à porta do moinho na pedra secular onde muitos moleiros devem ter descansado das suas actividades, e contemplo a paisagem. Ontem, o nevoeiro era intenso a esta hora, mas hoje a paisagem está límpida e o céu começa a clarear ao som dos primeiros chilreares dos muitos pássaros que começam já a anunciar a alvorada.
Coelhos saltitam aqui e ali,  pelo meio das ervas, e eu sei que, se ficar muito quieta, eles acabarão por se aproximar. A erva pinga de orvalho e as teias de aranha parecem belos colares de pérolas.
Mais uns minutos e os primeiros raios vermelhos surgem no horizonte. Aconchego o casaco porque, apesar de não haver vento, a madrugada está fresca.
Agora sim, o sol já subiu alguns centímetros no horizonte e está na hora de voltar mais um bocadinho para o aconchego dos lençois. Mais uma bela manhã, no alto da serra.




Na freguesia de Friumes, concelho de Penacova, mais própriamente no cume da Serra da Atalhada, ergue-se um belo complexo Turístico, composto por um conjunto de 23 Moinhos de vento, um Bar e um Restaurante.
Não se sabe ao certo, o ano de construção dos Moinhos de Vento, sabe-se isso sim, que estes foram construídos há séculos, por pessoas que se dedicavam à moagem do cereal, (os moleiros). Abandonada a actividade, os Moinhos, foram-se degradando, atingindo alguns um estado de ruínas total.
No entanto, alguns organismos e entidades deitaram mãos à obra e e os Moinhos da Serra da Atalhada foram adaptados a Turismo Rural.
É um local paradisíaco, propício ao romantismo, excelente para passeios na natureza, desde a serra até às margens dos rios Alva ou Mondego, passando e descobrindo as culturas e tradições das gentes dos lugarejos que a circundam.










6 comentários:

  1. Que preciosidad de relato y de fotografías, me encanta ese amanecer y esas sensaciones, preciosas todas las fotografías, especialmente las del atardecer. Un precioso lugar para disfrutar de la naturaleza y de las emociones. Un abrazo y que tengas un buen fin de semana.

    ResponderEliminar
  2. Lindo mesmo, as fotos estão uma delicia, gostei bastante da nº 5 da da nº 7

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Nunca estive lá pessoalmente mas sabia da sua existência. É um local que pretendo ver quando fôr a Penacova. Mas as tuas fotos já retratam o local como eu já lá estivesse...

    ResponderEliminar
  4. Hi Sweet!
    Great weekend to you too.
    Lovely pictures especially no 5.
    Regards Mariann

    ResponderEliminar
  5. What a wonderful collection. Without the cloth on the sails they look a bit like mediaeval satellite listening stations!

    ResponderEliminar
  6. Parabens pelas fotos que tirou, principalmente pela 2. Quanto aos investidores dos moinhos mais de 50% sao particulares.

    ResponderEliminar