Num mundo onde tudo é feito de xisto, parti à descoberta das Aldeias de Xisto da Serra da Lousã. Talasnal, Aigra Velha, Pena, Comareira, Chiqueiro e tantas outras.
Estas aldeias inserem-se numa paisagem tão serena, como é contagiante a simpatia das suas gentes. Como som ambiente ouve-se apenas os chocalhos dos rebanhos que pastam nos campos em redor e a água a correr das fontes. As ruas, que antigamente eram percorridas por caravanas de comerciantes que ao atravessar a serra, aqui vinham pernoitar, são agora pacatas. Para atingir algumas destas aldeias é necessário percorrer longos percursos em estradas de terra batida repletas de buracos, mas tudo compensa quando se atinge a aldeia, e podemos refrescar-nos nas fontes ou mesmo mergulhar na ribeira de águas cristalinas como é o caso da Aldeia de Pena.
Sente-se o pulsar destas terras percorrendo as ruas estreitas e os caminhos sinuosos que as rodeiam entre sobreiros, castanheiros, carvalhos e pinheiros, com excelentes trilhos para passeios pedestres e BTT.
São cenários idílicos que nos convidam a respirar fundo, a retemperar forças junto de um qualquer regato ou a provar os saborosos produtos regionais.
ALDEIA DO TALASNAL
ALDEIA DE PENA