Seguidores

terça-feira, 14 de junho de 2011

Conímbriga

A região de Conímbriga, face às evidências arqueológicas, tem definida a ocupação humana, desde a idade do ferro até ao século VIII, da nossa era, com o domínio romano situado a partir da segunda metade do século I a.C.
Conímbriga é uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal. Classificada Monumento Nacional, é a estação arqueológica romana mais bem estudada no país.

Foi, à época da Invasão romana da Península Ibérica a principal cidade do Conventus Scallabitanus, província romana da Lusitânia. Localiza-se a 16 km de Coimbra, na freguesia de Condeixa-a-Velha, a 2 km de Condeixa-a-Nova. A estação inclui o Museu Monográfico de Conimbriga, onde estão expostos muitos dos artefactos encontrados nas escavações arqueológicas, incluíndo moedas e instrumentos cirúrgicos.

É uma das raras cidades romanas que conserva a cintura de muralhas, de planta aproximadamente triangular. O tramo Norte-Sul das muralhas divide a cidade em duas zonas. A norte ficava a villa urbana. Junto à muralha sul ficavam as termas públicas, com as suas divisões características.




O declínio do Império Romano e as invasões bárbaras da península, que tomaram de assalto a cidade, por volta de 460, ditaram o abandono progressivo de Conímbriga, refugiando-se a sua população em locais que ofereciam melhor defesa.

A riqueza dos mosaicos encontrados, os sistemas de distribuição de água, as termas, os vestígios do Fórum, e uma série de artefactos expostos no Museu Monográfico, justificam uma visita atempada a esta antiga cidade romana.









Termas públicas

Fórum Augustano

Pormenor de um dos muitos mosaicos que se encontram ainda intactos



A Casa dos Repuxos, com uma área de 569 m², pavimentada com mosaicos e com um jardim central onde se conservava todo um sistema de canalizações com mais de 500 repuxos. Desactivados, quando por lá passei, devido a uma avaria, resta desejar que sejam céleres no seu conserto.


2 comentários:

  1. Adoro mesmo estes teus posts, sou fã!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mais um grande pedaço de história. Sempre muito bem ilustrado com excelentes fotos. Bjs

    ResponderEliminar